quarta-feira, 30 de março de 2011

O Estranho Caso do Matemático que Rejeitou U$1.000.000,00



Grigori Perelman (São Petesburgo-1966), matemático russo, depois de resolver a Conjectura de Poincaré (2006) e outros problemas nas áreas de Geometria e Topologia foi convidado a receber a Medalha Fields - um prêmio concedido a todos os matemáticos que contribuem com importantes resultados em problemas de complexidade elevada. Ocorreu que Grigori rejeitou os prêmio e não foi recebe-lo. Rejeitou U$1.000.000,00 dado pela União Matemática Internacional localizada em Madrid (1) juntamente com a tão sonhada Medalha Fields (2). Interrogado por sua decisão inusitada Perelman informou que não queria o prêmio pois não o merecia (3). Afirmou que seus cálculos não contribuiriam com ninguém e que a resolução da Conjectura de Poincaré era um prazer pessoal. Além disso acusou jornalistas de tentarem entrar em sua vida pessoal e, a partir daí, começou a fugir da imprensa. Para tentar manter a imprensa distante afirmou : "Eu não acho que eu seja de interesse público, e não falo isso por causa de minha privacidade, não tenho nada a esconder. Só acho que o público não deve se interessar por mim. Jornais deveriam ter mais discernimento sobre o que publicar, deveriam ter mais requinte. Até onde eu sei não ofereço nada que acrescente à vida dos leitores. Publiquei meus achados. É isso o que ofereço ao público." Na época chegou a afirmar que, se a imprensa continuasse com seu assédio, iria se embrenhar em uma floresta, mas agora parece que está de volta. Agumas fotos de Perelman foram tiradas no interior do Metrô de São Petesburgo - Russia(4). Hoje Grigori Perelman divide o aluguel de um apartamento com sua mãe e já 'virou motivo de chacota na internet. A animação abaixo mostra o ambiente Perelman incluindo seus cálculos, suas decisões sobre a não aceitação de prêmios e sua vida caseira junto de sua mãe. É uma peça bastante criativa embora não valorize a vida e as decisões deste grande matemático.  

                                

E você, prezado leitor...
Reflita sobre o assunto e pergunte a si mesmo se Grigori está errado.

Maiores informações a respeito você poderá ter em

1) União Matemática Internacional
    http://www.maa.org/news/220806Fields.html.

2) A Medalha Fields
    http://www.mathunion.org/general/prizes/fields/details/

3) Organização Ciência Hoje
    http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3977&op=all

4) Possíveis fotos atuais de Perelman no Metrô de São Petesburgo:
 http://1.bp.blogspot.com/_FgzV0sEeENg/S7SQs_UfAUI/AAAAAAAAACo/_dWaEXdrAZc/s1600/perelman.jpg



Nenhum comentário: